quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Atlântico Nordeste – Migrações. Da Europa à América e dos Açores ao Canadá

Conforme anunciado, ocorreu a 3 de Novembro de 2017 o lançamento em Ponta Delgada do livro “Atlântico Nordeste – Migrações. Da Europa à América e dos Açores ao Canadá”.


Resumo do Livro


A condução do evento coube ao grande e conhecido jornalista Sidónio Bettencourt que fez o primeiro enquadramento do tema. A apresentação foi feita pelo Padre Agostinho Sousa Lima, Ouvidor do Nordeste, voz sonante e bem conhecida do Norte da Ilha e distinto orador.



Intervieram o Eng. João Ponte, Secretário Regional da Agricultura e Florestas, em representação de S.Exa o Presidente do Governo dos Açores, e o Dr. José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A última intervenção coube ao autor, Eng.º Mário Mota Borges, que fez os agradecimentos aos presentes e a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para tornar o trabalho apresentado possível.


Para finalizar, o Quarteto de Raquel Dutra, cujas origens apontam também para o Nordeste da Ilha, brindou os presentes com um excelente apontamento musical, com a interpretação de temas de quatro ilhas Açorianas: As Meninas (Pico); Os Suspiros (Terceira); Saudade (São Miguel) e Sapateia Velha (Santa Maria).  

A todos quantos tornaram este evento possível, nomeadamente a Direcção Regional da Cultura e a Biblioteca Publica e Arquivo Regional de Ponta Delgada, os agradecimentos sinceros do autor.
 
Recepção na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
 
 













 Auditório da BPARPD
  


 















Sidónio Bettencourt na abertura do evento.




Ouvidor do Nordeste, Padre Agostinho Sousa Lima, na apresentação da obra.  





 

 















Eng.º João Ponte, Secretário Regional da Agricultura e Florestas, em representação d S.Exa o Presidente do Governo dos Açores.

























O autor, Mário Mota Borges, nos agradeciemntos finais.

Sidónio Bettencourt, a fazer a apresentação da animação, com o Quarteto de Raquel Dutra.













O Quarteto de Raquel Dutra, com Raquel (voz e cavaquinho), Jorge Dutra (viola); Abilio Soares (viola da terra) e Ruben Torres (contrabaixo). Cantaram e tocaram "Meninas" (Pico), "Suspiros" (Terceira), "Saudade" (S. Miguel) e "Sapateia Velha" (Santa Maria).







Os agradecimentos do autor a Jorge Dutra e à filha Raquel, pela disponibilidade e empenho que dirigiram a esta exibição. 








Lançamento do livro "Atlântico Nordeste", em Ponta Delgada.

"No Princípio era o Verbo ..."

Um livro pode ser muitas coisas mas a sua função mais nobre é a de instrumento de comunicação. A comunicação, por sua vez, é uma das mais importantes vias de união entre os membros duma comunidade e um dos elementos fundamentais da construção de qualquer civilização.

Para que essa comunicação se faça é necessário abrir caminhos e uma das formas de o fazer, no domínio editorial, é fazendo a apresentação formal do livro, obra ou outro titulo que se der ao “veículo” a usar.

Assim, é aqui estendido o convite a quem se intersectar com este blogue para, querendo, nos fazer companhia na apresentação do “Atlântico Nordeste”, que ocorrerá na Biblioteca Pública de Ponta Delgada no dia 3 de Novembro de 2017, Sexta-feira, com o programa listado no convite anexo.


Mário Mota Borges
 

Sem comentários:

Enviar um comentário